terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A doença e a Relação com os 5 elementos

Os Cinco Estados da Patofisiologia Energética


Quando a pessoa fica bloqueada em sua expressão de vida, o corpo mostra diferentes sinais de má saúde ou doença. Esses estados variam de perturbações mentais e emocionais, a inflamações agudas, doenças crônicas e degeneração, e são caracterizados por estados energéticos que correspondem ao processo de descida dos cinco elementos ( Éter, ar, fogo, agua e terra).

A essência do Éter é liberdade, e experimentamos através do equilíbrio com o espaço psíquico, vazio, paz. Uma ameaça ao nosso espaço, a liberdade e a integridade do ser, perturba o elemento Éter.
Se a ameaça ao nosso espaço e ao sistemas de segurança não for diminuída, a doença se move para o nível da mente, onde há predominância do elemento Ar. A perturbação energética agora desceu do Éter, ou espaço, para o Ar.

A mente, perturbada pela ameaça, procura por soluções, e fica remoendo as possibilidades, em busca da solução dos problemas – elemento Fogo. Se a ameaça à integridade do ser não for resolvida, pode ocorrer uma fixação mental e emocional à ameaça. Nós ficamos obcecados buscando um plano de ação, e assim, enviamos ao sistema nervoso, à musculatura e aos órgãos vários impulsos mentais e emocionais confusos e contraditórios. A energia é bloqueada por este processo.

Perturbações mentais e emocionais não resolvidas podem manifestar-se a nivel do elemento fogo como uma doença aguda ou acidente.
A doença pode incorporar a exaustão da pessoa perante a ameaça contínua percebida, e o acidente pode expressar a necessidade de um espaço para reunir forças e mobilizar recursos internos.

A perturbação pode apresentar a predominância da água como um problema de saúde crônico. A doença, geralmente é a ação inconsciente de nossos sentimentos que foram muito ameaçadores ou debilitantes para que fossem lidados de modo consciente. Um problema crônico de saúde é geralmente uma metáfora , representa a personificação do problema.

Um bloqueio com a predominância da Terra representa total quebra, destruição, desmoronamento, perda de consciência e autonomia do Ser, e a morte do tecido.

Fonte: Anatomia Esotérica - Bruce Burguer


Observe que a doença é muito mais complexa, pois envolve vários níveis/ camadas do Ser. Um tratamento holístico visa tratar todas estas camadas, busca sentimentos, emoções, percepções que estão atingindo o físico, e assim ressignificar os traumas, crenças, conflitos, limpeza do passado e tudo que for relevante para a situação que está levando a pessoa a ter esses sintomas.


A cura encontra-se dentro de nós. Basta estar receptivo e aberto para que o seu médico interno mostre qual o caminho que deve ser seguido.

Liberar o medo, os traumas, perdoar o passado, ressignificar os sentimentos, amar a si próprio e parte do processo para se alcançar a cura.

Esta disposto a liberar isso e seguir no fluxo da vida de paz, amor e abundância?

Valéria Brito - Fisioterapeuta e Terapeuta Holística

Nenhum comentário:

Postar um comentário