terça-feira, 8 de abril de 2014

Equilibrando os Chacras com afirmações positivas



A maioria das pessoas já ouviu falar nos chakras. Em sânscrito, a palavra significa “roda”. Na visão do Yoga, nosso corpo é governado por muitos centros de energia que, em constante movimento, direcionam nossas ações e pensamentos. Esses centros são muitos, e estão espalhados pela coluna vertebral, mas consideramos 7 como sendo os mais importantes.
Para que a corrente de energia vital (prana) percorra livremente pelo corpo, precisamos equilibrar os nossos chakras. Isso pode ser feito através de vários métodos, como prática de posturas, meditação, pranayamasafirmações positivas. E esse post vai tratar, de forma breve e prática, desse último método.
Através desse post venho escrever resumidamente sobre quais são, onde ficam e o que representam os 7 principais chakras, bem como afirmações positivas relacionadas a cada um, que podem ajudar você a superar medos e bloqueios que possam estar impedindo que você se manifeste plenamente no mundo. A ideia é que você, através da mudança de padrão dos seus pensamentos, trabalhe internamente para buscar o equilíbrio em todos os níveis do seu ser, a começar por mudar o que você pensa sobre si mesmo.
É interessante notar que nos lugares onde estão localizados os chakras também estão órgãos e glândulas de importância fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Os chakras também estão relacionados às funções do corpo, porém aqui estou focando no aspecto psicológico deles. Ao trabalhar nossa energia no âmbito psicológico, também estamos trabalhando o físico, bem como o contrário também é verdadeiro, pois para o Yoga não há essa separação entre o que é físico e o que é mental.

Muladhara Chakra ou Chakra Raíz
- Eu Sou -Esse é o chakra básico, o centro energético corresponde aos instintos mais primais de sobrevivência e segurança, e que fornece a base para toda a nossa existência. Seu equilíbrio ou desequilíbrio determina a forma como nos sentimos diante do mundo: com uma atitude de medo ou confiança. Localiza-se na base da coluna vertebral e é representado pela cor vermelha.
Afirmações
- Sinto-me aterrado, meus pés estão firmes no chão.
- Nutro meu corpo com alimentos saudáveis, água pura, exercícios, descanso e contato com a natureza.
- Sinto-me seguro e pleno.
- Sou atento e disciplinado.
- A vida é boa, confio em seu ciclo.
- Sou grato a todos os desafios e aprendizados que a vida me proporciona.

Swadistana Chakra ou Chakra Sacral
- Eu Sinto -Este centro representa nossas emoções mais básicas. Está relacionado à criatividade e necessidade de expansão, intimidade e conexão com outras pessoas. Rege nossos instintos sexuais, direcionando-os para que possamos ter relacionamentos saudáveis com todas as pessoas. Localiza-se na região do baixo ventre, e é representado pela cor laranja.
Afirmações
- Eu amo, valorizo e respeito o meu corpo.
- Sou criativo e apaixonado pela vida.
- Estou aberto para me conectar com outras pessoas.
- Eu honro a minha energia sexual.

Manipura Chakra ou Chakra do Plexo Solar
- Eu Faço -Também conhecido como Plexo Solar, é o centro da força e auto-estima, e relaciona-se a como agimos no mundo.  Representa nossa capacidade de reconhecimento das nossas próprias forças e de como direcioná-las para uma existência equilibrada, confiante e pró-ativa. Localiza-se na região do estômago, e sua cor é amarelo brilhante.
Afirmações
- Eu me amo e me aceito.
- Sou forte e corajoso, sei como me impor.
- Conheço minhas forças e sei como direcioná-las para conseguir o que quero.
- Sou livre para escolher, e sempre escolho o que é melhor para mim.
- Sou autêntico e fiel ao que é certo.
- Sou digno do amor e respeito de todos.

Anahata Chakra ou Chakra do Coração
- Eu Amo -Centro do amor, alegria, altruismo e compaixão. Representa a capacidade de doação, de reconhecer que somos parte de algo muito maior do que nós. É o centro da percepção de que fazemos parte de uma infinita rede cujo elo fundamental de ligação é o amor. Localiza-se no centro do peito, e é representado pela cor verde muito viva.
Afirmações
- O amor é a resposta para tudo na vida.
- Eu me amo e me aceito completa e profundamente.
- Eu amo e sou amado incondicionalmente.
- Sou altruísta e compassivo diante de todos os seres.
- Sou alegre, sereno e pacífico.
- Dou sem esperar nada em troca.
- Eu perdoo.

Vishuddha Chakra ou Chakra da Garganta
- Eu Falo -Este chakra rege a nossa capacidade de comunicação, e é o primeiro dos três chakras superiores. Relaciona-se com a fala e com a nossa capacidade de nos expressar claramente, priorizando a verdade; bem como à nossa capacidade de ouvir o que o outro tem a dizer. Localiza-se na região do pescoço e ombros, e é representado pela cor azul turquesa.
Afirmações
- Tenho pensamentos positivos.
- Me comunico de forma aberta e honesta com todas as pessoas.
- Eu tenho o direito e o dever de falar a verdade, de modo a não ferir as pessoas.
- Eu ouço e expresso claramente minhas emoções e sentimentos.
- Adoro trocar experiências e ouvir o que os outros têm a dizer.

Ajña Chakra ou Chakra do Terceiro Olho
- Eu Vejo -Este é o centro da intuição e do conhecimento superior. É responsável pelo reconhecimento de que estamos todos ligados por uma única inteligência que se manifesta de milhares formas individuais. Quando ativado, permite que nos tornemos observadores de nós mesmos, direcionando nossa energia para níveis mais elevados de consciência. Localiza-se no ponto entre as sobrancelhas, e é representado pela cor azul índigo.
Afirmações
- Eu vejo claramente toda experiência como fonte de aprendizado.
- Sou sábio, pois posso acessar a sabedoria superior que me rege.
- Eu ouço e sigo minha intuição.
- Eu vivo no presente, aqui e agora.
- Observo claramente meu corpo e meus pensamentos, e os direciono para os caminhos da verdade.
- A auto realização está bem ao meu alcance.

Sahasrara Chakra ou Chakra do Lotus de Mil Pétalas
- Eu Compreendo -O chakra da conexão com a consciência do todo, a inteligência superior que nos une. Ao ativar o chakra superior, nos permitimos experimentar momentos de profunda gratidão, desapego, apreciação pela vida e todos os níveis de existência, compreensão, humildade, paz, consciência da individualidade e da unidade da existência. Localiza-se no topo da cabeça, e sua cor é violeta.
Afirmações
- Eu honro o divino que há em mim.
- Estou aberto para me livrar de todos os apegos.
- Estou plenamente consciente do meu papel neste mundo.
- Sou grato pela vida e pela consciência.
- Eu sou Um.
Pratique afirmações positivas diariamente e observe o que acontece. Evite ter pensamentos ruins ou negativos sobre si mesmo. Escolha uma afirmação dessas por dia, e repita-a mentalmente para si mesmo várias vezes, como um mantra. Pode ser em qualquer momento: enquanto trabalha, dirige, ou até mesmo durante a sua prática de yoga ou meditação, antes de dormir e ao acordarMentalize e acredite que, nesse momento, você já se tornou aquilo que quer se tornar.
Antes de querer mudar o mundo, todos nós temos a obrigação de fazer algo muito mais difícil, que é mudar a nós mesmos. Pois quando mudamos a nós, viramos exemplos que as outras pessoas querem seguir, e assim desencadeamos uma reação em cadeia. É assim que se muda o mundo. Seja você um instrumento de transformação. Namaste

Fonte: http://respire.blog.br/

Um comentário: