quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Tratamento Estresse




Nos últimos anos o estresse tem sido amplamente  estudado por vários pesquisadores.As definições não são objetivas, mas esclarecem uma série de sintomas do estresse.

Quando o organismo depara com alguma doença, o corpo libera hormônios que ajudam a sobreviver em situações de perigo, auxiliando tanto para a luta mais acirrada, quanto para a fuga rápida. Isso acontece também quando deparamos  com situações inesperadas ou algo que frustra os nossos planos. sempre que ficamos excitados, ansiosos e irritados produzimos os hormônios do estresse. Essa mobilização do corpo para a sobrevivência , quando acionada com frequência, tem consequências negativas.

Umas das definições mais aceitas no momento, é do psicólogo americano Richard Lazarus, que afirma que o ESTRESSE é uma condição ou sentimento vivido, quando uma pessoa percebe que as exigências do meio excedem os recursos sociais e pessoais que ela é capaz de mobilizar para ser bem-sucedida.

Parte da resposta do estresse em nós é instintiva, como mecanismo de defesa e preservação da vida. Outra parte é condicionada pelas experiências ruins vivenciadas no passado. Elas acionam o alerta diante de situações semelhantes , fazendo com que interpretemos como ameaçadora uma ocorrência que , não necessariamente, oferece risco.
O próprio pensamento pode acionar o alerta e gerar estresse, basta imaginar uma situação de risco.

O estresse se intensifica  na medida em que nos desorganizamos interiormente e nos desconectamos dos valores inerentes ao ser, simultaneamente, perdemos a fé na vida.
A autocrítica também figura entre os principais mecanismos internos geradores de estresse. Essa atitude impede a livre fluidez , tornando as atividades extremamentes exaustivas.

Para reverter essa situação , é necessário resgatarmos a confiança em nós mesmos, ser mais assertivo nas ações. Evite conflitos desnecessários, reduza suas expectativas , não sofra em silêncio, e acima de tudo, acredite em você. Confie nos processos existenciais que a vida conspira a seu favor.

Existem várias alternativas para te ajudar neste processo: Meditação, Yoga, Atividades físicas regulares, Reiki, Terapia Craniosacral, Massagens relaxantes.
Procure um terapeuta para te ajudar a conduzir melhor essas situações.


Fonte: Metafísica da Saúde - Valcapelli e Gasparetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário