quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Estudo de caso: Reiki em Unidade Básica de Saúde

REIKI EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – APLICANDO O CUIDADO COM UMA VISÃO HOLÍSTICA

Luciana Rodrigues cordeiro ¹; Raimunda Aires Rodrigues Paiva² ,
Francisca Lucia Silva dos Santos³

INTRODUÇÃO 
A terapia Reiki foi inserida na atenção básica há 3 anos, através de um processo formativo para profissionais da saúde, que passaram a aplicar a técnica em seu ambiente de trabalho. Este processo formativo surgiu por iniciativa dos Mestres do Espaço Ekobé em parceria com a Cirandas da Vida - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, ANEPS e Universidade Estadual do Ceará.O Reiki é originario do Japão e é baseado na harmonização, através da imposição das mãos  no corpo e em chakras. O Reiki é reconhecido pela organização mundial de saúde e na rede de saúde de Fortaleza. O Ministério da Saúde aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, considerando a integralidade da atenção como uma diretriz do Sistema Único de Saúde.No Centro de Saúde da Família Pedro Celestino Romero, situado em Fortaleza, são aplicados: reiki, terapias chinesas (acupuntura, auriculoterapia e moxa), massoterapia, terapia comunitária, abordagem sistêmica e meditação. A aplicação do Reiki ocorre todas as segundas-feiras e representa uma das práticas mais importantes na recuperação das pessoas encaminhadas para tratamento com as práticas integrativas e complementares.

OBJETIVOS
Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados alcançados com a aplicação de reiki no CSF Pedro Celestino Romero durante dois anos de atividades. METODOLOGIAO estudo é do tipo quanti-qualitativo. Os participantes foram encaminhados por profissionais da Estratégia Saúde da Família, tendo como pré-requisito  a queixa de problemas emocionais. A terapia com Reiki é desenvolvida todas as segundas-feiras à tarde, na sala de práticas integrativas e complementares. Em dois anos de aplicação de Reiki no CSF Pedro Celestino, foram realizados 174 atendimentos em 57 pessoas, entre 10 e 76 anos. Antes de cada terapia, as pessoas são entrevistados com perguntas abertas sobre as queixas e depois do tratamento questiona-se como se sentem.

RESULTADOS
Foi verificada redução das queixas em 82,3% das pessoas que referiram dor, 92,8% dos que referiram ansiedade, 100% dos que referiram síndrome do pânico, vertigem, zumbido e tontura. Diante dos resultados citados fica claro que a terapia reiki é capaz de ajudar os usuários dos Centros de Saúde da Família, a recuperar o bem estar físico, mental e espiritual.

estudo-de-caso2a.jpg  estudo-de-caso2b.jpg1 Enfermeira Especialista em Terapias Tradicionais Chinesas, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Reiki Usui Tradicional e responsável pelas Práticas Integrativas e Complementares Realizadas no CSF Pedro Celestino Romero  ² Agente Comunitário de Saúde do CSF Pedro Celestino Romero e Mestre em Reiki Usui Tradicional. 3 Agente Comunitário do  CSF Pedro Celestino Romero de Saúde e Mestre em Reiki Usui Tradicional – nível 3A .

Nenhum comentário:

Postar um comentário