terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SAÚDE - OS ALIMENTOS E AS EMOÇÕES



Banana: contra a ansiedade
Se você anda mais ansiosa que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina. 
Quanto consumir: 2 unidades por dia 



Mel: pura alegria
Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino. 
Quanto consumir: 1colher (sopa) / dia. 



Abacate: amigo do sono 
Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem. Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x / semana. 



Salmão: levanta o astral 
Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato. O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, aranque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central. Quanto consumir: 1porção, 3x / semana. 



Lentilha: afasta o medo 
Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consuma mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranqüiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos. 
Quanto consumir: 3 conchas pequenas / semana. 



Nozes: mantém você concentrada 
São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória. 
Quanto consumir: 2 nozes, 4x / semana. 



Chá verde: espanta o estresse 
Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta. 
Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá) / dia. 



Brócolis: deixa a mente esperta 
É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho. 
Quanto consumir: 1 pires / dia. 


Clorela: controla a preocupação
Comportamento obsessivo pode ser sinal de que as células do organismo estão desvitalizadas. A alga clorela funciona como um poderosíssimo reparador celular, melhorando as funções fisiológicas e o sistema imunológico. E mais: contém vitaminas (B3, B6, B12 e E) e minerais (cálcio, magnésio e fósforo) e aminoácidos (triptofano) que ajudam a estabilizar os circuitos nervosos, acabando com a aflição e aumentando a sensação de conforto. 
Quanto consumir: de 2 a 4g / dia (cápsula) 


Óleo de linhaça: dribla o apetite voraz 
O óleo extraído da semente de linhaça e prensado à frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a cumpulsão a comida fica bem menor. Quanto consumir: 1colher (sobremesa) / dia, antes das refeições principais. 


Gérmen de trigo: acaba com a irritação 
Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade. 
Quanto consumir: 2 colheres (chá) / dia. 



Tofu: espanta o desânimo 
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental. Quanto consumir: 1 fatia média / dia. 


(Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista 
Nut. Gabriela Zanatta Port - Nutricionista 
Clínica Nutrissoma: Rua Marquês do Pombal, 1824 Conj. 303 - Fone (0xx5l) 3361-4012 - Porto Alegre-RS)
Fonte: http://terapeutaquantico.blogspot.com.br


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

"Muitas Vidas, muitos Mestres"



Acredito que não somos somente humanos, nem mesmo seres humanos que eventualmente desfrutam de experiências espirituais, mas seres espirituais que tem experiências humanas.

Possuímos diversas dimensões que podemos vivenciar e das quais podemos usufruir.
Temos em nosso espírito, possibilidades acima do tempo e das limitações físicas e há muitas formas de entrarmos em contato com o Eu Superior que abrigamos.

Trata-se de caminho no qual quanto mais avançamos mais nos tornamos capazes de alcançar graus cada vez mais alto da espiritualidade.
Quanto mais profundamente nossa prática de meditação nos leva, mais nos distanciamos do plano físico das aparências e tentações, da importância que damos às frustações, aos rancores e ressentimentos e mais nos envolvemos com este Eu Superior, com esta infinita capacidade em Amar.

Por consequência em aceitarmos esta nova visão de vida e do mundo e compreendermos que esse amor está dentro de nós ao possuir esse dom tão precioso e repleto de beleza, nos sentimos seres dignos de ser amados e alcançar a felicidade.
Somos sim, seres luminosos e iluminados, destinados à eternidade.
A espiritualidade que cura e trás esse equilíbrio, é essa capacidade de amar e sermos amados.

É o que nos devolve ao mundo, munidos de habilidades impressionantes, menos sujeitos a inibições e constrangimentos, o subconsciente é uma matriz de criatividade e de respostas intuitivas.
Criatividade e intuição, duas fontes de realização, mas que, habitualmente, subestimamos ou mesmo reprimimos.

A verdadeira cura e o nosso verdadeiro equilíbrio, dependem de nos reencontramos com nossa essência espiritual.


Sem a mágoa e o rancor, trazidas de muita e muitas brigas, ao longo dos anos de experiências conjuntas no pretérito, poluindo a capacidade de amar entre dois seres, muitos atritos, aparentemente irreversíveis, podem e devem ser resolvido com uma declaração fraterna e incondicional de amor, com um abraço espontâneo e sincero dado do fundo do coração ou da alma!

A Espiritualidade Maior está na maneira como a buscamos e de como estivermos preparados.
Voltados para o nosso íntimo, somos responsáveis pelo nosso próprio aprendizado de paz, do perdão e do exercício incondicional do Amor.
Ele não deve ser postergado fazendo com que percamos tempo por demais precioso para alcançar a felicidade que nos é destinada.
Não há outra maneira de aprender, a não ser nos conhecendo e transformando nossos medos em força e alegria, por intermédio de Perdão e do Amor.
Essa é a primeira e principal lição. Nossa tarefa no plano físico é aprender. Aprender no sentido mais amplo, mais ilimitado: -Aprender a Amar!
Amar e perdoar aos outros e a nós mesmos. 
Esse é o conhecimento que nos torna Divinos. 
O único que pode nos alimentar e nos oferecer realizações.

Você é muito maior que seu corpo, maior que sua mente.
Você é um maravilhoso Ser de Luz e de Amor, Imortal e Eterno!

Você é maior que seus medos, do que sua ansiedade, seus rancores, suas preocupações.
Você é até mesmo, Maior que seu sofrimento.

Você está sempre rodeado de Amor, recebendo vibrações de um Amor que pode protegê-lo e confortá-lo. Que pode alimentá-lo e receber realizações.
E você pode sentir e até visualizar o Amor que lhe envolve.
Pode reencontrá-lo nas profundezas de sua essência, na sua imensidão interior, de onde você sempre conseguir olhar o mundo e sentir-se capaz de torná-lo um lugar mais feliz para você e para os demais que comungam de sua existência...

Apenas o Poder do Amor!





Texto:- Baseado no Livro:-
"Muitas Vidas, Muitos Mestres" Dr. Briann